Joyeuse Pâques: conheça as tradições de Páscoa francesas

Mesmo que seja celebrada em muitos lugares do mundo, a Páscoa é uma data que conserva tradições e celebrações particulares de cada país.

Diferentemente do Brasil, na França o feriado de Páscoa não acontece na sexta-feira, mas, sim, na segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa. A data é chamada de Lundi de Pâques (segunda-feira de Páscoa) e é o primeiro dia após a semana da Paixão de Cristo. Um dia que inaugura novos tempos de paz e alegria. A sexta-feira é considerada feriado apenas em algumas regiões, como na Alsácia.

Os sinos de Páscoa (Les cloches de Pâques)
Em algumas regiões da França é dito às crianças que são os sinos das igrejas que trazem os ovos de Páscoa.
Trata-se de uma lenda católica sobre a Páscoa na França que conta a história dos sinos voadores. É tradição que as igrejas soem seus sinos para atrair pessoas para a missa e durante o período pascal há uma pausa de quinta-feira a sábado. A lenda conta, então, que nesse período os sinos partem à Roma para serem abençoados pelo Papa e retornam no domingo, tocando novamente para celebrar a ressurreição de Cristo. Enquanto eles atravessam a França, vão deixando cair ovos de chocolate para os pequenos.

Símbolos da Páscoa

O peixe

Na França, um conhecido símbolo da Páscoa é o peixe, poisson d’avril. Quem não conhece o primeiro de abril como o dia da mentira? A França foi o berço dessa lenda. Em 1564 o rei Carlos IX decidiu que o ano começaria em primeiro de janeiro, e não mais entre a última semana de março e o dia primeiro de abril. Como toda mudança nunca é absorvida de imediato, algumas pessoas por esquecimento ou falta de conhecimento continuaram a celebrar o início do ano em primeiro de abril. De brincadeira, ofereciam a essas pessoas presentes falsos.

Como esta data é no final da Quaresma, período de jejum durante o qual o consumo de carne é proibido no cristianismo, peixes eram frequentemente oferecidos como presente. E uma das piadas era oferecer um peixe de mentira. Hoje a travessura entre as crianças é pregar um peixe em papel nas costas do outro, sem que ele perceba. Quando o peixe é descoberto, a pessoas é denominada o poisson d’avril (o peixe de abril). As confeitarias francesas preparam chocolates em formato de peixe para comemorar a data.

O Coelho ou Galinha?
Vai depender de qual região da França estamos falando, mas ambos são representados nesta cultura durante o período pascal. 

A Caça aos Ovos
Assim como na Inglaterra, as famílias francesas promovem a “Caça aos Ovos” para as crianças. É comum esconder ovinhos de chocolates nos jardins das casas para que os pequenos saiam a sua procura no dia de Páscoa.  Locais públicos – como castelos e parques – também organizam eventos para as famílias durante o feriado e promovem a Caça aos Ovos, na qual as crianças também podem sair a procura de guloseimas com seus cestinhos.

O prato principal típico no almoço de Páscoa francês é o cordeiro, que pode ser preparado de diversas maneiras – com destaque para a receita de Carneiro com Legumes da Primavera – que recém iniciou nessa época do ano.

O Gateau Nid de Pâques é um bolo muito consumido na época de Páscoa que é geralmente confeitado como se fosse um ninho e decorado com vários ovinhos de chocolate no centro.

E aí, o que achou das tradições Francesas para a Páscoa?! 

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email